O III Encontro do curso de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI) da ESEIG, subordinado ao tema “Web 2.0 na Ciência da Informação”, pretende dar continuidade a uma iniciativa organizada, pela primeira vez, em 2005, tendo, então, assumido uma periodicidade anual.
O êxito das edições anteriores deste evento reforçou a vontade de prosseguirmos com o objectivo então traçado: a partilha de saberes e experiências diversificadas, no âmbito das Ciências e Tecnologias da Informação, de modo a proporcionar o debate, a difusão e o desenvolvimento do conhecimento na matéria.
Os Encontros têm como público alvo os actuais e futuros Profissionais da Informação bem como gestores de empresas.
O Tema deste III Encontro, Web 2.0, é encarado por nós como verdadeiramente actual e pertinente pois vem realçar ainda mais a importância da Ciência da Informação, neste mundo em que o cidadão comum, ao invés de mero consumidor, se torna actor não só na produção de informação, como na sua distribuição e relevância, por virtude de novas aplicações e da, cada vez maior, ubiquidade de mecanismos e locais de acesso.
Assim, qualquer cidadão pode ser também produtor com uma facilidade até agora nunca vista. A emergência do paradigma do “utilizador como conteúdo” é apenas uma das revoluções criadas pela adopção destas ferramentas a nível global: muitos outros novos desafios se colocam aos Profissionais da Informação, seja na projecção dos seus serviços na blogosfera, seja na avaliação da qualidade da informação agora disponível, seja na sempre crescente necessidade de dotar o cidadão das competências necessárias para aferir a relevância, autoridade e qualidade da informação recuperada.
Por outro lado, as novas esferas de comunicação humana, desde a blogosfera aos mundos virtuais, passando pelas comunidades online, apresentam desafios aos Profissionais da Informação que, apesar de estarem perfeitamente contemplados nos referenciais de competências com que foram dotados no seu percurso académico, urge revisitar: Qual o nosso papel na web 2.0? Como acrescentar-lhe valor? Como expressar a nossa relevância? Como avaliar o valor? Como tornar os nossos serviços relevantes para os utilizadores nativos digitais? Como adaptar a docência da Ciência da Informação e mesmo a produção científica Web 2.0? Se não para responder a tudo isto, pelo menos para fazer novas perguntas, convidamos pois, todos os interessados, a estarem connosco no dia 29 de Maio.
Para espicaçar os mais curiosos e interessados por estes temas, deixo-vos os blogues de alguns dos oradores:
- Adalberto Barreto (o bibliotecário anarquista) - Andreia Dora Pinto - Fabiano Caruso (extralibris) - Júlio Anjos (o bibliotecário 2.0) - Luisa Alvim (viva biblioteca viva) - Clara Assunção (A biblioteca de Jacinto) - Bruno Duarte Eiras (EntreEstantes) - Maria José AmândioAntónio NavarroBruno Duarte Eiras (Oeiras a Ler) - Paulo Sousa (a-informação) - Pedro Príncipe (rato de biblioteca) - Richard Wallis (panlibus) - Sheila Webber (Information Literacy Weblog) (Para mais informações podem visualizar a página da ESEIG sobre a organização, programa, inscrições, contactos, etc...)
Fonte texto e logotipo: ESEIG
|
obrigada pelas suas palavras.
sempre que possível darei notícias dos encontros em que participo.